sexta-feira, 29 de outubro de 2010

VAI PASSAR ... TUDO PASSA NESSA VIDA !



Dizem por aí que "depois da tempestade, vem a bonança !" Mas,... a julgar pelo que mais tem acontecido no mundo, pode-se dizer mesmo que "depois da tempestade, vem a AMBULÂNCIA !"  É só desastre que acontece nesse mundo e na vida de cada um.

O grande problema é que só ficamos pensando nisso:  "Não tem jeito, tudo vai piorar !"

Ledo engano ! Para tudo nesse mundo tem uma solução:

Analisemos, por exemplo, a situação do CREDOR que empresta dinheiro a juros exorbitantes a um COITADO DEVEDOR que, desesperado, faz qualquer porcaria para "descolar" um simples " l'argent " (se você não sabe o que é isso, use o tradutor google ou pergunte a alguém que fale francês, porque não vou mais falar em inglês, idioma ultrapassado que só diz "time is money" e "the book is on the table" , ok ? De agora em diante só vamos escrever em francês ou alemão ou mandarim...  " trés bien, das ist gut, nihau !"

Então, voltando ao l'argent,  o problema no final do prazo de 30 dias onde o CREDOR cobra de 10 a 20% de juros para os amigos, o DEVEDOR continua sem "l'argent" para comprar um litro de leite e imagine se ele vai pagar a conta.  Então,.... quem é que tem problema ?  o CREDOR ou o DEVEDOR ?

O Devedor, já pegou aquela grana, quero dizer, o "l'argent" e já tomou todas ou comprou algumas coisas, enquanto que o CREDOR está ficando careca de raiva de tanto ligar para o safado que não pagou a conta.

Coitado do CREDOR, está sempre com cara de "bunda sem lavar" por causa de míseros reaizinhos de "meia pataca !" Se analisarmos bem a situação (outra vez), sofre quem tem e goza quem não tem !

Eu tinha, agora não tenho. Sou feliz agora porque dizem por aí:  " L'ARGENT não faz a felicidade de ninguém  ! ".  Está certo que é um dito popular, mas também, quem tem, vai logo respondendo que "manda buscar ". 

Tocou o telefone e eu fui atender. Ainda bem que que não foi cortado ainda, porque já estou com dois meses  de atraso. Meu fone só recebe ligação, eu não posso ligar. Quem é pobre como eu, vive dizendo "que sorte", ainda recebo ligações,... mas a gente não sabe que a Cia. do Telefone só não corta a sua linha definitivamente porque essa é a unica forma que os CREDORES têm pra ficar enchendo o saco o dia inteiro:

- Alôuuu, é da casa do senhor Manuel ?
- Sim. Quem queria falar com ele ?
- Ah, aqui é da Cia. de Cobranças " Já Tá Frito Ltda ". O Senhor é o senhor Manuel ?

De vez em quando eu digo que o Manuel foi viajar para o Mato Grosso do Sul, mas,... a "sirigaita" da telefonista cobradora, vai logo avisando:

- Olha, o senhor pode dar um recado pra ele para ligar-nos com a máxima urgência ?
- Sim, quando ele voltar eu digo pra ele...
- O Senhor não tem como se comunicar com ele ?
- Não, eu sou apenas um amigo da mulher dele e vim aqui só pra dar comida aos cachorros !
- Cachorros ?
- Sim, é que ele foi viajar e não se sabe se volta, então a casa está vazia e eu deixo os meus cachorros aqui porque lá em casa é tudo muito pequeno. E como a casa do Manuel está vazia, prefiro sujar a casa dele mesmo.
- Nossa... Esse Seu Manuel está tão mal assim ?
- Olha moça, ouvi dizer que está nas últimas. Coitado. Teve uma doença aí chamada "l'argentite aguda" e parece que não tem remédio que cure !"
- Nossa,... " l'argentite aguda ? " Já ouvi falar,... não tem cura mesmo. Mas diga pra ele ir na Igreja falar com o Pastor porque nessas horas ele tem que ter fé, muita fé que tudo passa nessa vida !
- Pois é, dona. Tudo passa mesmo.

Ufa, como é duro ficar livre de cobradores indesejados...

- Dlin, dlon,.... (tocou a campainha enquanto a Cia. de Eletricidade não corta a luz por causa de contas atrasadas)

Fui lá ver quem é:

- Boa tarde, o Senhor é o Seu Manuel ?
- Não, não sou, por quê ?
- O que o senhor é dele ?
- Eu nem conheço ele, por quê ?
- Eu sou Oficial de Justiça e o senhor tem que assinar essa intimação aqui...
- Eu ? por quê ?
- Porque sim. Tem que assinar...
- Mas eu nem conheço esse tal de Manuel...
- O senhor está na casa dele e tem que assinar e entregar pra ele....
- Moço, eu vim aqui nessa casa porque as crianças estavam jogando bola e a bola caiu no quintal dessa casa. Eu pulei  o muro e agora estava saindo... O senhor vai me prender só porque eu vim pegar a bola ?
- E onde está a bola?
- Pois esse é o problema: a bola deve ter caído no quintal de outra casa. E parece que tem cachorro bravo por aqui...
- Tem cachorro ? E o cachorro do Manuel não está na casa ?
- Sei não moço, sai da frente que eu vou sair correndo antes que aquela fera me morda...

O Oficial "azulou" quando ouviu falar em "fera".

Ufa, como é duro ficar livre de cobradores. Mais um idiota eu consegui enganar.... Ai, cacete, lá vem a dona Mariinha. Ela vende produtos de beleza e a patroa está devendo uma grana preta pra ela...

- Seu Manuel,... Seu Manuel,... não fecha a porta que eu preciso conversar com o senhor...
- Oi dona Mariinha, o que aconteceu ?
- A sua patroa está me devendo uma nota preta e não quer pagar já faz mais de um mês.
- Está devendo, por quê ?
- Ela comprou produtos de beleza. Já está devendo Cento e Vinte Reais... O Senhor tem que pagar...
- Por quê ?
- Porque sim, uai !
- Ai, dona Mariinha, a senhora não está sabendo ?
- O quê ?
- Rosinha ficou doente de um mal muito complicado...
- Que mal ?
- É um problema de falta de vitaminas chamado "l'argentite aguda". Coitada da Rosinha, está na UTI e os médicos dizem que não tem solução !
- "L'argentite aguda ?"  Nossa,... já ouvi falar. Não tem cura mesmo ! Mas diga pra ela, se conseguir sair viva da UTI, pra ela ir na Igreja falar com o Pastor porque nessas horas ela tem que ter fé, muita fé que tudo passa nessa vida !
- Pois é, dona. Tudo passa mesmo.

E lá foi dona Mariinha embora.... Ufa, como é duro ficar livre de cobradores indesejados ! Ainda bem que dona Mariinha é crente, mas é chata, e tão logo não deve voltar aqui...

Opa, aquele safado do Joaquim está passando aqui na minha rua !. O filho da mãe me deve uma grana preta já faz quase um ano. Hoje ele me paga senão eu mato ele...

- Joaquim, seu "veiaco" . Você está me devendo uma grana, meu ! Ainda bem que está passando por aqui porque já estou procurando faz tempo. E aí, seu safado, vai me pagar agora ou não vai ?
- Oh, meu grande amigo. Puxa vida... Estou devendo mesmo. Você não sabe como estou infeliz cada dia que acordo e lembro que estou devendo pra você. E hoje eu vim procurá-lo pra lhe dar uma satisfação...
- Satisfação ?
- Sim, satisfação.
- Por quê ?
- Porque sim. Porque você é meu único e grande amigo...
- Por quê ?
- Você não ficou sabendo ?
- O quê ?
- Tive um mal incurável e fiquei em coma todo esse tempo...
- Do quê ?
- Foi uma coisa esquisita, não tem cura... Aliás, é melhor você não chegar muito perto que essa doença pega.
- Pega ? Que doença ?
- Uma doença que veio dos estrangeiro !
- O quê ?
- Já ouviur falar em " l'argentite aguda ? "
- " L'argentite aguda ? "  Nossa,.. já ouvi falar sim,.. parece que não tem cura mesmo ! ... Mas você parece que está muito bem, seu safado !. E não vem com essa história pra cima de mim, seu malandro, porque nessa escola de malandragem eu sou professor pós-graduado...
- Professor ? Pensei que fosse fosse outra coisa...
- O quê ?
- Bem, já que é professor, então meu grande amigo, eu vim aqui justamente falar pra você que meu filho prestou vestibular e foi aprovado para a faculdade. Vai ser "Dotô Adevogado". Já pensou que ele vai livrar a nossa cara contra os cobradores indesejados ? Vim aqui só pra te falar isso, porque eu sei que você anda tendo uns probleminhas aí e então o meu filho já pode começar a ajudar...
- Pode ?
- Pode ! Já é quase Dotô...!
- Ah, e como ele pode me ajudar ?
- Simples, amigão.... Eu vim aqui pra você ser meu sócio no diploma do Dotô meu filho. Só preciso de uns cinquentinha pra ele pagar a passagem de ônibus pra ir buscar o diploma !
- Cinquentinha ?
- Só isso e seus problemas já estarão resolvidos pelo Dotõ meu filho.
- Amigão Joaquim, você é um amigão mesmo. Leva aí os cinquentinha e mais dez pra ele fazer um lanchinho. Mas, está garantido serviço grátis depois, né ?
- Amigão, palavra de amigo é assinada no bigode. Pode confiar... Você não viu que eu, depois de ficar um ano em coma, vim aqui só pra te dar uma satisfação ?
- É amigo, ainda bem que tem gente honesta nesse mundo. 
- Pois é, a gente sempre tem uns "pobreminhas" na vida... Mas tudo passa, ... tudo passa !
- É verdade, amigão,... vai passar mesmo... tudo passa nessa vida ! Por falar em passar,... olha lá a Margarida, o tempo passou e ela continua gostosa como sempre... me devolve a grana que vou pegar um motel com ela que meus problemas vão passar em cinco minutos !
- Seu safado... tudo passa nessa vida, e você continua o mesmo !

Então, nada como dar bons exemplos de como os problemas na vida da gente, parecem grandes, mas nada que seja tão grande que não fique adequado no momento certo. Tudo que entra sai e tudo que sai, nem sempre entra mais !

Se você não gostou dos exemplos, cuidado pra não pegar uma " L' ARGENTITE " aguda você também e aceite o meu conselho:

... " Faça agora tudo que pode e tem vontade, porque quando aquela pessoa que você ama ligar pra você e disser:  tudo está acabado !,... amigão, nessa hora, você vai ter uma tremenda dor de cabeça que nem Doril vai passar, apesar que como diz o motorista de estrada Rolando Passos Dias Aguiar,... tudo passa, nessa vida tudo passa !"

Substitua os exemplos acima (das cobranças) como sendo as situações que em sua vida você passou com pessoas que "passaram" e que, talvez, não voltaram mais, mas deixaram a saudade, sentimentos de bem querer e até mesmo de paixão, linha tênue entre amor e ódio. Reflita bem e faça com que a vida não passe em vão !

Um lindo dia pra você !

Raul de Abreu
29 / 10 / 2010

2 comentários:

  1. Raul
    Muito sabia essa frase .... tudo passa, nessa vida tudo passa ...ainda bem, né????

    Só Sofia

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga Sofia: Importante, entendo assim, que nossa passagem pela vida não seja em vão !

    Raul

    ResponderExcluir